O serviço contempla a pavimentação asfáltica de estradas rurais do Estado, oferecendo uma melhor trafegabilidade para os veículos e facilitando a mobilidade das comunidades, especialmente as rurais.
No preenchimento do formulário deve-se: a) Identificar as comunidades a serem beneficiadas; b) Identificar a extensão; c) Identificar o trecho solicitado.
O representante legal do município (ou da entidade) deve realizar o preenchimento do Formulário Padrão de Solicitação de Produtos ou Serviços à SEAG, disponibilizado no site da Secretaria (https://seag.es.gov.br/formulario-de-solicitacao-de-servico), requerendo o atendimento. Após o devido preenchimento, deve-se encaminhar o Formulário via sistema e-Docs para o setor de Protocolo da SEAG, que dará continuidade ao processo internamente. Em caso de dúvidas, estão disponíveis no site da SEAG um vídeo e também um manual que orienta como realizar este procedimento (https://seag.es.gov.br/manuais-e-videos). O atendimento deste tipo de serviço fica condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira da Secretaria no atual exercício.