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    Reclamação - assuntos financeiros

    Atualizado em: 20/06/2018 10:57:00
    Órgão Responsável: PROCON-ES - Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor
    Problemas do consumidor relacionados a, por exemplo:
    - empréstimos;
    - contas bancárias;
    - cartão de crédito;
    - crédito consignado, dentre outros.
  • Consumidor
  • Representante legal
  • Consumidor
  • Representante legal
  • Ter sofrido algum dano como consumidor diante da compra de produtos ou contratação de serviços ou necessitar de esclarecimentos diversos.
    Procurar a sede do Procon-ES ou a unidade do Procon-ES no Faça Fácil portando os documentos necessários para realizar a reclamação.
    Consumidor
    • Carteira de Identidade

      Pode ser substituída por qualquer documento original de identificação oficial (com foto), tais como:
      - Carteira de Trabalho;
      - Carteira Nacional de Habilitação;
      - Passaporte;
      - Carteira de identificação profissional de membros das Forças Armadas, da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal;
      - Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Administração, etc.).

    • CPF - Cadastro de Pessoa Física
    • Documentação Complementar

      Documentos relacionados à reclamação do consumidor. Exemplos: contratos, faturas de cartão de crédito, recibos, etc.

    Representante legal
    • Carteira de Identidade

      Pode ser substituída por qualquer documento original de identificação oficial (com foto), tais como:
      - Carteira de Trabalho;
      - Carteira Nacional de Habilitação;
      - Passaporte;
      - Carteira de identificação profissional de membros das Forças Armadas, da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal;
      - Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Administração, etc.).

    • CPF - Cadastro de Pessoa Física
    • Documentação Complementar

      Documentos relacionados à reclamação do consumidor. Exemplos: contratos, faturas de cartão de crédito, recibos, etc.

    • Documentação do Interessado (Titular)

      Apresente cópia da Carteira de Identidade e CPF do titular da reclamação.

    • Procuração

      A procuração pode ser de próprio punho e não precisa ser autenticada. (Ver Modelo de Procuração do Procon)

    FAÇA FÁCIL – Cariacica
    Av. Aloizio Santos, n° 500 - Santo André - Cariacica - ES


    Sede do PROCON
    Av. Princesa Isabel, Ed. Março, Nº 599, 6º andar - Centro - Vitória - ES

    Atendimento: 09:00 às 17:00 h.

    Observação: Av. Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória-ES.


    O serviço é gratuito

    Modelo de Procuração - PROCON

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